BALLIN E BIRA: PENÚLTIMA SEMANA PARA FORMAR O SECRETARIADO
Ballin e Bira se comprometeram a divulgar o secretariado até o final de novembro. Desta forma restam duas semanas para as negociações dentro do PDT, PT, PTB e PV. Ao todo são onze secretarias e oito coordenadorias a serem preenchidas. Afora os cargos de 2º e 3º escalão e os famosos CCs (cargos de confiança que são em torno de 140), mas cujo preenchimento deve ficar para um segundo momento.
O que é certo é que as pressões tão costumeiras na política vão se acentuar nesta reta final da composição do secretariado. Ballin e Bira terão que ter muito tato para formar um secretariado que alie performances políticas com a formação técnica dos escolhidos. O que nem sempre é fácil já que o prefeito está sujeito às pressões partidárias.
O atual prefeito igualmente começou a fazer pressão para o aproveitamento de secretários de seu Governo no de Ballin. Direcionando sua pressão, Valdir Heck defendeu a permanência do engenheiro Nilo Leal a frente do DEMEI (Departamento Municipal de Energia de Ijuí). Nas tratativas internas é bem possível que o atual prefeito esteja fazendo mais indicações. Tem que se lembrar que o encaminhamento da reforma administrativa à Câmara está nas mãos de Valdir. Daí que seu poder de persuasão é forte.
A medida que vai-se esgotando o prazo as especulações tendem a aumentar. Ballin e Bira estarão sob os holofotes cada vez com maior intensidade. Suas movimentações passarão a ser monitoradas pela imprensa.
SECRETARIADO: ENQUETE MOSTRA QUE INTERNAUTA QUER RENOVAÇÃO
A enquete realizada pelo site “Ciências Sociais em Debate” mostra que a população deseja uma ampla renovação do secretariado no governo de Ballin e Bira. Os internautas puderam escolher dentre quatro opções que contemplavam todos os itens possíveis acerca do secretariado. O resultado foi o seguinte:
* 53% dos internautas querem que Ballin componha um governo com novos secretários;
* 25% querem um governo com secretários mais "técnicos" que "políticos";
* 11% querem manter todos os secretários da atual administração de Valdir Heck;
* 11% querem compor um governo com alguns dos atuais secretários e outros novos.
Considerando que nem todos os que votaram são eleitores em Ijuí já que os internautas podem votar de qualquer parte, a enquete atestou o que se constata nas ruas de Ijuí. Ballin e Bira devem fazer uma boa renovação no secretariado.
Alexandre Medeiros, chefe do Cartório da 23ª Zona Eleitoral anunciou que o juiz Luís Antônio Saud Telles pretende fazer a diplomação dos eleitos em datas e horários alternados. A cerimônia de diplomação do Prefeito e Vice de Ijuí, Fioravante Batista Ballin e Ubirajara Teixeira e vereadores, está marcada para dia 28 de novembro, às 18 horas, na sede do Fórum.
Na medida em que a data se aproxima a memória de muitos ijuienses resgata um fato acontecido na diplomação dos eleitos de 2004. Na oportunidade, o vereador Sérgio Pires recebeu seu diploma mas não aceitou a mão estendida com os cumprimentos do juiz que havia presidido o pleito e estava presidindo a cerimônia, o que o desconcertou momentaneamente. O edil, posteriormente, alegou que não aceitou os cumprimentos porque julgou que faltou imparcialidade ao magistrado ao presidir o pleito. E que isso era sua forma de protestar.
Tendo em vista este precedente, muitos observadores especulam qual vai ser a reação de Ballin e de Bira ao recebem o diploma de Prefeito e de Vice-Prefeito. Aceitarão os cumprimentos do juiz Saud Teles que os cassou? E que os está diplomando na condição de cassados trazendo enormes transtornos ao seu governo?
Conhecendo-se o perfil apaziguador de Ballin e Bira, consegue-se conjeturar que ambos irão corresponder à mão estendida do juiz Antônio Luís Saud Teles e receber os cumprimentos do magistrado. Ainda que o constrangimento e o desconforto sejam generalizados, tendo em vista que os três estarão sob o olhar atento de todos os presentes. Já os fotógrafos estarão postados para melhor captar os semblantes de ambos para eternizar o fato que passará à história de Ijuí.
VOTAÇÃO DO VETO DO PREFEITO
Esta votação deverá suscitar ampla discussão uma vez que não há unanimidade na questão. Porém, se os dois vereadores do PT – Sérgio Pires e João Pedro Fagundes – votarem junto com os quatro do PDT o veto estará mantido e poderá dar-se início à construção das três torres eólicas. Mas, prudentemente, o Prefeito deseja inicialmente a construção de apenas uma torre. Se ela mostrar que é viável economicamente poderá construir-se as duas outras. Na prática, caberá a Ballin construir o chamado Parque Eólico.