Brasileiros usam redes para manter contato com a família


Pesquisa da Nielsen traça perfil dos usuários na América Latina

Thinkstock
(Thinkstock)
Embora as redes sociais tenham ficado famosas por promover encontros entre desconhecidos, o brasileiro gasta mais tempo nesses serviços falando com velhos amigos e com familiares. A informação consta de estudo divulgado nesta segunda-feira pela empresa de pesquisas Nielsen.
O levantamento mostra que 28% dos brasileiros entrevistados utilizam redes sociais, como Facebook e Orkut, para manter contato com a família. A segunda atividade mais frequente entre os usuários do Brasil é o uso dessas plataformas para manter e localizar antigos amigos.
O estudo da Nielsen, cujo principal objetivo é traçar o perfil do usuário na América Latina, também revelou os dispositivos mais populares para acesso às redes sociais. De acordo com o levantamento, 96% dos brasileiros utilizam esses sites com ajuda do computador, 34% acessam as redes por meio de celular e 6% utilizam tablets e e-books para visitar páginas como Facebook ou Orkut.  
As redes sociais têm se firmado como um importante meio de avaliação de serviços para os consumidores no Brasil. Segundo a pesquisa, quase metade dos entrevistados afirmou usar esses sites para compartilhar opiniões acerca de produtos na área de entretenimento (40%), eletrodomésticos (33%) e viagens e outra atividades de lazer (28%) – pode haver uso concomitante. Essas avaliações, revela o estudo, têm grande influência no momento da compra.
Outro comportamento comum entre os brasileiros é o acesso às redes sociais em paralelo a outras atividades. De acordo com a pesquisa da Nielsen, 56% dos usuários do país visitam sites como o Facebook enquanto veem TV.
A pesquisa da Nielsen entrevistou 3.526 pessoas, entre 10 e 27 de fevereiro deste ano, na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela.
Fonte: Veja online